carro eletrico

Curitiba é reconhecida mundialmente como uma cidade sustentável, já tendo sido eleita como a cidade mais verde da América Latina pelo relatório Green City Index, publicado pela Siemens AG, em 2012. Além disso, em 2010, a capital paranaense foi nomeada internacionalmente como a cidade mais sustentável com o prêmio Globe Sustainable City Award, em Estocolmo, na Suécia. Sempre com a sustentabilidade em mente, Curitiba poderá inovar mais uma vez em seu setor de transportes.

Assim sendo, a prefeitura de Curitiba lançou um edital de chamamento público em maio deste ano, referente à implantação e operação de sistema de transporte coletivo com acionamento elétrico, de características urbanas. Entre os projetos apresentados em setembro, dois deles possuem uma ideia em comum: o compartilhamento de carros. A implementação seria uma inovação no mercado brasileiro, entretanto já é existente no mundo a fora.

car2go Carsharing

Até o fim de 2017, os projetos apresentados têm como meta compartilhar 50 carros elétricos e 30 estações, para o carregamento, com os curitibanos. Tais carros elétricos seriam adequados para viagens de pequenas distâncias, com o principal objetivo de descongestionar certas regiões no trânsito da capital. Dessa maneira, o usuário retiraria o carro elétrico em um ponto de estacionamento e o devolveria em outro, com a proposta de que esse mesmo carro fosse utilizado a partir do último ponto deixado, ou seja, que o carro permanecesse em constante movimento ao longo do dia.

Segundo o estudo do Centro de Pesquisa em Transportes (TSRC) realizada pela Universidade de Berkeley, no estado da Califórnia, Estados Unidos, seriam 11 carros convencionais retirados da rua a cada carro compartilhado. Dessa maneira, a emissão de gás carbônico devido a combustão dos combustíveis fósseis reduziria em até 13 toneladas. Tal gás é um dos causadores da poluição atmosférica, da chuva ácida, do efeito estufa intensificado.

A capital paranaense poderá ter a vantagem de se basear em projetos em funcionamento no exterior, evitando erros e aumentando a eficácia na prestação desse serviço. Uma das maiores redes de compartilhamento de carros elétricos e convencionais no mundo é a Car2go. Fundada na Alemanha em 2008 e disponível em muitos países da Europa e da América do Norte, a empresa facilita o compartilhamento de sua frota por meio de aplicativos instalados em smartphones, de tal forma ao usuário poder verificar qual carro disponível está mais próximo de sua localização. O funcionamento é basicamente o mesmo que poderá ocorrer nas ruas de Curitiba, com uma pequena diferença de que os carros podem ser estacionados em qualquer lugar legal nas cidades participantes. Curitiba está a um passo de, novamente, se tornar uma cidade modelo no setor de transportes.

Fonte da Imagem: https://www.car2go.com

car2go Carsharing

Recommended Posts