Célula Solar Orgânica

A célula solar orgânica corresponde a tecnologia mais atual no campo fotovoltaico. Pensando nisso, a empresa alemã Heliatek, fundada em 2006, se utiliza do processo roll-to-roll, o qual consiste na criação de dispositivos eletrônicos em rolos de plástico flexíveis, para a fabricação da HeliaFilm®, as suas células solares orgânicas. Com uma tecnologia inovadora e líder mundial no mercado de células orgânicas fotovoltaicas, a Heliatek produz células com camadas ultrafinas de moléculas orgânicas depositadas sobre um filme flexível de PET por um processo à vácuo.

As células Heliatek possuem um melhor controle de processo, uma melhor eficiência e uma maior expectativa de vida quando comparadas às células orgânicas convencionais depositadas em polímeros. Os filmes utilizados são altamente finos com 250 nm de espessura, além de ser ultraleves. De todas as tecnologias solares, a HeliaFilm® requer a menor quantidade de energia utilizada na fabricação, além de custos muito menores do que as tecnologias de filmes finos e cristalinos. As células solares orgânicas não transparentes possuem uma eficiência de 13,22%. Entretanto, o último desenvolvimento permitiu uma transparência de 50% com uma eficiência de 6%, essa podendo ser amplamente aplicada em fachadas por meio das construções de Instalações Fotovoltaicas Orgânicas Integradas (BIOPV) e na indústria automotiva.

Célula Solar Orgânica Transparente - Heliotek
Célula Solar Orgânica Transparente – Heliotek.

As células orgânicas Heliatek transparentes podem ser utilizadas em fachadas de edifícios de tal forma a gerar energia, proteger contra raios ultravioletas, além de ser esteticamente integrado à construção. Sua utilização proporciona uma superfície muito maior para gerar energia solar do que nos telhados e dependendo da localização, as diferentes orientações passíveis de sombreamento podem ser otimizados com versões diferentes, cores e níveis de transparência da HeliaFilm®. A empresa já realizou inúmeros projetos ao redor do mundo, com destaque a sua sede com capacidade instalada de 1kWp, em Dresden, na Alemanha, como pode ser observado na imagem abaixo.  

BIOPV - Célula Solar Orgânica
Sede da Heliotek em Dresden, Alemanha.

Já na indústria automotiva, a HeliaFilm® é integrada ao teto dos carros para a geração de energia solar e para a proteção contra raios ultravioletas. Dessa forma, dispositivos elétricos e sensores de radar podem funcionar, bem como a ventilação para alcançar uma temperatura confortável, sem afetar a carga da bateria.

As células HeliaFilm® possuem um processo de fabricação totalmente limpo, não utilizando nenhum produto tóxico em nenhuma de sua operações, facilitando no processo de reciclagem após o seu período de vida útil e contribuindo com a sustentabilidade no planeta.

Recommended Posts